Ouça ao vivo

O que é o BNI e onde tudo teve início?

O BNI é uma organização de desenvolvimento de negócios através do Networking profissional. Ou seja, nós reunimos líderes das empresas e formamos equipes empresariais de negócios, onde estes empresários serão treinados dentro de uma metodologia estruturada e positiva para multiplicar seus negócios através do marketing boca a boca e Networking profissional.

Interessante frisar que o BNI não é uma organização para quem já está estabelecido em seu negócio, é referência em seu mercado e está preparado para crescer, independe de que tamanho seja sua empresa.

Tudo começo quando nosso fundador Ivan Misner, a 30 anos, precisou rapidamente aumentar seu faturamento e teve a ideia de convidar para um café da manhã as pessoas que ao logo de sua vida ele conheceu e confiava.

Quando todos chegaram ele tomou a palavra e disse o quanto ele confiava em cada um que estava naquele lugar, e quantos negócios eles poderiam  fazer se todos se conhecessem pessoalmente, depois ele foi perguntando, desde o primeiro até o último: Como podemos te ajudar?

E à medida que os empresários iam compartilhando suas necessidades, o Ivan interagia com todos, para que eles pudessem buscar em suas redes de relacionamento formas de ajudar se mutuamente.

Note que, quem estava com a necessidade? Ele Ivan, mas qual foi a forma de abordagem? Como posso te ajudar. O que você acha que aconteceu quando o último empresário foi ajudado? E nós Ivan? Como podemos te ajudar? Então ele rapidamente pode contar com aqueles colegas para alcançar o objetivo desejado, tudo porque ele intencionalmente decidiu ajudar pessoas que ele conhecia e confiava, criando assim um ambiente altamente propício aos negócios.

Daí saiu o conceito da nossa filosofia, Contribuir para Ganhar, ou Giver’s Gain, em inglês. No BNI primeiro você intencionalmente ajuda outros empresários dentro de um ambiente de alta confiança, como consequência disto, você recebe. Primeiro se semeia, depois se colhe. È um princípio universal.

É importante notar que a metodologia permite apenas um empresário por segmento de negócios, ramo de atividade ou especialidade participe de cada equipe. Assim, ao ser aceito a participar de uma equipe o empresário bloqueia seu segmento da concorrência e pode desfrutar do relacionamento profissional de todos os demais colegas, mediante a expectativa da reciprocidade.

Meu papel na organização como fundador do BNI na região foi trazer a metodologia, uma vez que eu já era membro como empresário em outro lugar e, nos últimos três anos e meio, formar e treinar mais de 500 empresários nas melhores práticas do Networking profissional existente no mundo.


Para saber mais sobre como o networking profissional pode ajudar você que tem seu próprio negócio, acesse o site do Eduardo Santana e entenda como.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Eduardo Santana entrevista Leandro Gomes

  Leandro Gomes O entrevistado é Leandro Gomes da WineClooud, uma distribuidora de bebidas através do seu E-commerce especializada em vinho, cervejas artesanais, importadas, Drink’s

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.