Ouça ao vivo

Pequenos negócios se expandem 35% na Região Metropolitana de Campinas no primeiro semestre

O brasileiro é considerado um dos maiores empreendedores do mundo, mesmo diante das dificuldades econômica, falta de crédito e alto grau de burocracia impostas pelo poder público. Os números de abertura de novos negócios estão ai para comprovar. Somente no primeiro semestre deste ano 32.782 novos estabelecimentos foram abertos nos 20 municípios que formam a Região Metropolitana de Campinas (RMC). A alta em relação ao mesmo período do ano passado foi de 35%.

Os dados são de um levantamento do Empresômetro, empresa de inteligência de mercado especializada neste tipo de informação, que cruza dados em juntas comerciais de todo o País, além da Receita Federal e outras fontes públicas.

Na mesma velocidade que novas microempresas iniciam suas atividades, um grande número de negócio é fechado em até cinco anos. Isso acontece, na maioria das vezes, por falta de experiência, conhecimento da atividade e de como gerir uma empresa. Antes de partir para voo solo, o empreendedor precisa se munir de uma série de informações e conhecer o mercado onde está se aventurando. É o que recomenda o Gerente do Escritório Regional do SEBRAE de Campinas, Nílcio Cairbar de Souza Freitas, entrevistado do quadro Panorama Empresarial.

“A gente orienta que antes de abrir o negócio, a pessoa procure o SEBRAE”, alerta. “Às vezes a pessoa abre muito por impulso, por modismo, mas não tem vocação ou não pesquisou o mercado. Com isso, aumentam as chances de um negócio fracassar”, explica..

Freitas conta que o SEBRAE tem como missão, justamente, trabalhar este ponto que é apoiar empreendedores e empreendedoras que abriram seus negócios, fazendo com que inovem em seus processos, capacidade de gestão e na maneira de atender seus clientes. “O SEBRAE conta com uma gama de serviços que permite o atendimento para as pessoas que abriram seus negócios, identificando qual estágio está este negócio, a partir de um diagnóstico”.

Dentre os serviços, oferecidos, o SEBRAE ajuda a identificar o estágio, como esta empresa está, qual o grau de maturidade, o que o empreendedor tem de entendimento de finanças, de administração geral, contabilidade, gestão de pessoas, como faz a sua gestão de negócios. Baseado nos resultados, o órgão propõe soluções que podem ser desde consultorias, orientações individualizadas.

“A gente orienta desde a parte contábil, qual o melhor modelo de negócio que se encaixa na legislação vigente, com faz para abrir legalmente, O modelo de negócio escolhido, o ramo de negócio de atividade, a gente tem as características essenciais para o empreendedor e o que o mercado exige para aquele tipo de empresa, para que ela consiga sobrevier e ter sucesso no mercado”, conclui.

Para as pessoas interessadas, o SEBRAE disponibiliza um telefone, o 0800.500700800, que funciona até 20h. O plantão de atendimento vai direcionar os empreendedores, seja ele onde estiver no estado de São Paulo, para um atendimento individual e personalizado.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Eduardo Santana entrevista Leandro Gomes

  Leandro Gomes O entrevistado é Leandro Gomes da WineClooud, uma distribuidora de bebidas através do seu E-commerce especializada em vinho, cervejas artesanais, importadas, Drink’s

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.