Ouça ao vivo

Prefeitura quer transformar a Estação Cultura em um parque cultural ferroviário

Foto: Flávio Botelho

O espaço que abriga a Estação Cultura de Campinas deverá ser transformado em um Parque Cultural Ferroviário. Segundo o Secretário Municipal de Cultural, Ney Carrasco, a meta  é transformar o local em uma espécie de Parque Taquaral da Cultura.

A ideia começa a tomar corpo com o assinatura do termo de cessão do Governo Federal para a Prefeitura. O termo, ainda provisório, transfere para o município o prédio da Estação e todos os demais galpões que compreende o parque ferroviário da área central da cidade.

De acordo com o Coronel, Eduardo Barroso, Superintendente de Patrimônio da União no Estado de São Paulo, a proposta do Governo Federal é estabelecer a gestão e governança sobre os imóveis em parceria com os demais governos e com isso dar destinação útil e eficaz as edificações. A cessão definitiva dos imóveis que compreendem a Estação Cultura de Campinas ainda é provisória por conta de questões burocráticas,  mas, até o final do ano a situação deverá estar resolvida.

De acordo com o Secretario de Cultura de Campinas, Ney Carrasco, a assinatura do termo de cessão é apenas o primeiro passo da proposta de transforma o local no Parque Cultural Ferroviário. A ideia nasceu em 2013 e a meta é não interferir na linha ferroviária.  Apesar das ideias , das propostas e da assinatura do termo de cessão o Secretario ainda não tem ainda noção de orçamento.

O projeto  será desenvolvido em parceria com o Instituto Pedra, organização sem fins lucrativos, especializado em projeto no campo da preservação cultural. De acordo com o representante do Instituto, Norton Ficarelli, a cessão dos imóveis da união vai permitir buscar recursos governamentais através das leis de incentivo.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.