Ouça ao vivo

Viracopos tem melhor junho da história, com movimentação de 885 mil passageiros

Foto: Valéria Hein

Junho foi o melhor mês da história no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Na comparação com o mesmo período de 2018, o crescimento na movimentação de passageiros foi de 25,28%, passando de 706 mil e 400 para 885 mil. Em relação ao 1º semestre como um todo, o ano de 2019 foi o melhor dos últimos quatro anos, com movimentação de cerca de 5 milhões de pessoas.

Uma alta de 18,51%, se comparado ao primeiro semestre de 2018. A movimentação total de passageiros no primeiro semestre de 2019 só ficou abaixo da registrada no 1º semestre de 2015. Um resultado que contrasta com os números negativos registrados em Viracopos nos últimos anos, quando a expectativa de movimentação de passageiros não se confirmou, trazendo dificuldades ao aeroporto em honrar seus compromissos. Por não conseguir faturar o que estava previsto, a concessionária que administra o terminal chegou a entrar em recuperação judicial e quase devolver o aeroporto.

Além da recessão, a Operação Lava Jato também afetou o setor, por ter colocado sob investigação boa parte dos principais sócios das concessionárias de aeroportos no país, como Odebrecht, UTC e Engevix, que acabaram ficando de fora das últimas disputas por causa da suspeita de corrupção. Em relação aos voos internacionais, Viracopos também teve o melhor 1º semestre da história.

A alta foi de 39,81% quando comparado ao primeiro semestre de 2018.  438.740 pessoas viajaram para o exterior a partir de Viracopos de janeiro a junho deste ano. Viracopos oferece voos internacionais para Orlando (EUA), Fort Lauderdale (EUA), Lisboa (POR), Paris (FRA), Buenos Aires (ARG), Bariloche (ARG) e Porto (POR). O objetivo da concessionária que administra o aeroporto é ampliar os destinos internacionais, tanto para passageiros quanto para o transporte de cargas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.