Ouça ao vivo

A fase psicodélica de Ronnie Von

Em 1966 como cantor ele já tinha o sucesso Meu Bem quando  estreou   como apresentador de TV no  O Pequeno Mundo de Ronnie Von.  Nunca se assumiu como membro da  Jovem Guarda, e a mídia da época o colocou como sendo um  contraponto ao programa de  Roberto Carlos, uma vez que Ronnie Von tinha uma  proposta mais vanguardista.

Com o seu programa de TV Ronnie Von  recebia  nomes que estavam surgindo na época como  Caetano Velloso e Gilberto Gil além de uma banda exclusiva para o programa  com Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias que foram  batizados, pelo próprio Ronnie  como Os Mutantes.

Com mais um sucesso em ser repertório   a música a Praça  além de  diversos compactos, Ronnie Von decide mudar o estilo.  O  incomodo  com a imagem de Pequeno Príncipe , nome inclusive dado por Hebe Camargo , Ronnie Von buscou  mudar o padrão de  bom moço e com isso ele foi de encontro a um  som mais lisérgico.

Essa nova fase conhecida como período psicodélico que foi de 68 até 1970 Ronnie Von lançou 3 álbuns, Ronnie Von,  A Misteriosa luta do reino de Parassempre  contra o Império de Nuncamais e A Máquina Voadora, esta ultima produção foi um momento de maturidade do artista dentro dessa nova ideia artística, mas não se reverteu em reconhecimento de critica e púbico na época.

30 anos  depois  no anos 2000  surgiu  um regaste dessa fase psicodélica de Ronnei Von uma  outra geração    lançou um olhar com mais apreço   sobre a obra vanguardista do artista  agora com   status de cult. Com interesse a industria fonográfica relançou os discos  que tiveram a  produção do amigo Arnaldo Saccomani.

Mesmo que essa fase de Ronnie Von não  lhe tenha presenteado com os hits radifônicos ela  acabou se tornando também uma referencia dentro da estética psicodélica  brasileira ao lado de nomes como Os Mutantes,  O Terço , Módulo 1000 e demais artistas que traziam uma mistura de rock com ritmos regionais.

Uma  bela homenagem foi feita em 2013 com o lançamento do  documentário Ronnie Von –  Quando éramos Príncipes . Com direção de Caco Souza  o filme  conta a história dessa fase Psicodélica de Ronnie Von que inclusive voltou a cantar depois de 15 anos ao lado da banda  Os Haxixins.

Confira esta edição

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

 

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.