Ouça ao vivo

Após redução de velocidade, Campos Salles passa a ser a terceira avenida de Campinas com mais multas aplicadas

Foto: Marco Guarizzo

A Avenida Campos Salles, no Centro de Campinas, foi a via que registrou o terceiro maior número de motoristas autuados em 2018, segundo informações da Emdec. Foram mais de 22,5 mil multas aplicadas a motoristas que trafegaram pela via.

A entrada da Campos Salles no “top 5” de multas em Campinas vai de encontro com a mudança no limite de velocidade da avenida. A velocidade máxima permitida na via foi diminuída duas vezes: Primeiro de 60 para 50 km/h, e depois, de 50 para 40 km/h, esta última mudança se deu em janeiro de 2018. Antes das alterações, em 2017 e 2016, a avenida não constava nas primeiras posições do ranking de autuações da Emdec.

O Secretário de Transportes de Campinas e Presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, explica que a redução da velocidade máxima para 40 km/h se deu após a implantação da segunda faixa exclusiva de ônibus na avenida, e que a medida foi tomada para aumentar a segurança para os pedestres. “Com a criação da faixa exclusiva da Campos Salles houve a necessidade de reduzir a velocidade para que os pedestres pudessem transitar e atravessar a via sem grande dificuldade. E a consequência disso foi que não tivemos mais nenhum tipo de acidente na Campos Salles, nem atropelamento, nem coisa alguma, que é o que realmente interessa”.

O limite de velocidade da via foi criticado pela maioria dos motoristas ouvidos pela reportagem, que o consideraram baixo. O taxista Nelson de Oliveira tem um ponto de taxi na Campos Salles, e conta que já tomou multa por excesso de velocidade na avenida. “Já tomei, passei a 40 (km/h) e veio 42 (km/h), veio 42 marcado na multa. Acho que a redução para 40 foi muito, deveriam ter deixado pelo menos 50, 60, pois 40 você esquece, qualquer descuido já passou de 40, e é descida também, foi o que aconteceu comigo, um descuido mínimo, né, de 40 para 42 você nem percebe”, conta.

O motorista de veículos por aplicativo, Rodrigo Santos, também acha que a velocidade máxima deveria ser de 50 quilômetros por hora na Campos Salles. “Eu acho que ela reduziu muito a velocidade, deveria no mínimo ser 50 km/h, que ajudaria muito né”.

Já o autônomo José Francisco considera 40 quilômetros uma velocidade compatível com a via. Ele afirma que já foi multado na avenida, mas não por excesso de velocidade. “Eu acho que é compatível, a velocidade ideal. Já fui multado neste ponto, ao fazer a conversão o agente (da Emdec) alegou que dei a seta em cima da hora”.

Outra mudança realizada no ano passado na Campos Salles foi a instalação de um semáforo na altura do camelódromo da rua Álvares Machado. A comerciante Nurice Siquia tem uma banca bem em frente ao semáforo, e afirma que a instalação dele trouxe maior segurança aos pedestres, embora ache que a faixa de pedestres deveria ficar dois metros acima de onde foi implantada. Ela conta também que antes do semáforo chegou a testemunhar atropelamentos no local. “Umas duas vezes, não chegou a machucar tanto, mas machucou. O semáforo ajudou a travessia, poderiam colocar a faixa mais acima, mas ajudou”.

A Campos Salles teve 22.603 registros de autuações em 2018, ficando atrás somente das avenidas Theodureto de Almeida Camargo e John Boyd Dunlop.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.