Ouça ao vivo

Campinas terá testes de entrega de refeições com drone

Foto: Divulgação

A entrega de refeições por drones pode se tornar uma realidade no Brasil a partir de testes que serão feitos em Campinas entre setembro e outubro. Uma empresa de pedidos de alimentos por aplicativo escolheu um shopping da cidade para testar o serviço. Inicialmente, duas rotas são trabalhadas.

A primeira foi estabelecida entre a praça de alimentação do centro de compras e uma espécie de ponto de espera onde ficariam os entregadores do app. Quem explica é o gerente de inovação e logística da empresa, Fernando Martins, que calcula uma redução de até 11 minutos para a retirada dos pedidos.

Já a segunda rota avaliada envolve diretamente o consumidor final, mas tem pela frente uma série de regulamentações e autorizações da Anac. Isso porque, enquanto o voo no shopping seria automatizado com um piloto de prontidão, trajetos autônomos exigiriam várias especificações.

Com isso, além de buscar o aval da Agência Nacional de Aviação Civil e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, outros estudos são feitos. Um deles, através de uma parceria com uma empresa de tecnologia de Campinas, seria o desenvolvimento de um modelo robusto de drone.

A Anac confirmou por nota que tem realizado reuniões com a responsável pelo desenvolvimento do produto a fim de esclarecer aspectos regulatórios. No comunicado, porém, diz que ainda não recebeu pedido formal para a realização de testes complexos – em áreas habitadas, por exemplo.

O texto enviado à reportagem afirma ainda que não é possível “precisar o prazo para o início de entregas de produtos utilizando drones”. Por fim, justifica que “a empresa pode realizar voos dentro do escopo permitido”, em áreas segregadas sem a necessidade de autorizações técnicas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.