Ouça ao vivo

Casal é preso com explosivos e detonadores no Jardim do Lago, em Campinas

Um casal foi preso em Campinas na tarde desta quinta-feira (8) em Campinas por portar uma grande quantidade de explosivos. A prisão foi realizada por Policiais do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), e o casal foi encaminhado à sede do Deic em São Paulo.

Carlos Eduardo Pereira de Sousa e Simone Helena Caminada estavam em uma picape com pelo menos 70 quilos de explosivos à base de Nitrato de Amônia, no Jardim do Lago. A Polícia acredita que material seria utilizado na prática de roubos a caixas eletrônicos, ou em ataques a carros-fortes.

Os policiais da 6ª Delegacia Patrimônio, que investiga facções criminosas, investigavam uma quadrilha especializada no crime de roubo a banco, que atua de diversas formas neste tipo de crime.

A investigação indicou que o casal seria encarregado de fornecer os explosivos para a realização de ataques criminosos, e que um encontro para a entrega de materiais havia sido marcado na tarde desta quinta-feira, no Jardim do Lago.

A Polícia seguiu então até o bairro com um carro descaracterizado e estacionou o veículo na Rua dos Gráficos, no ponto em que havia sido marcada a entrega do material entre os criminosos. Os agentes ficaram no local, ocultos, por cerca de 9 horas, até que o carro indicado como sendo o que carregava os explosivos, um Fiat Strada, chegou ao local e estacionou.

Um outro carro, modelo Sandero Stepway, encostou do outro lado da rua. Um dos que acabaram detidos, Carlos Eduardo, desceu do Strada e foi em direção ao Sandero para conversar com o motorista.  Neste momento a Polícia realizou a abordagem e prendeu ele e Simone, que também estava dentro do Strada. Os explosivos foram encontrados na caçamba do carro, e com Simone foi encontrada uma sacola com detonadores do explosivo.

O condutor do Sandero conseguiu fugir com o carro, assim como o motorista do Fiat Strada, que fugiu a pé, mas foi identificado pela polícia como Juan Henrique de Souza Ramos, que é foragido da justiça.

A quantidade de explosivos apreendida seria suficiente para detonar 400 caixas eletrônicos, segundo a Polícia. O delegado do Deic, Fabiano Barbeiro, afirma que os investigadores constataram que os explosivos encontrados em Campinas são do mesmo fabricante do de uma carga de explosivos apreendida em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, em 19 de julho.

Carlos Eduardo e Simone já  tinham passagens pela Polícia por roubo e associação criminosa. Os explosivos e detonadores foram apreendidos. A Polícia Civil segue as investigações buscando identificar quem receberia a carga de explosivos.

*Atualizado às 09h45

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.