Ouça ao vivo

Especialista vê fumaça em SP como lição da natureza

Divulgação / Sistema Ambiental Paulista

Para o médico patologista, professor e pesquisador da USP, Paulo Saldiva, as nuvens densas e escuras que cobriram o estado de São Paulo, e principalmente a Capital Paulista, no dia 19 de agosto, serviram como uma lição da natureza.

Na opinião do especialista, o “dia que virou noite” serviu para mostrar como funciona o ecossistema e alertar sobre como as queimadas na região amazônica, a milhares de quilômetros de distância, podem afetar a vida em grandes centros.

Com trabalhos nas áreas de Fisiopatologia Pulmonar e Doenças Respiratórias, Saldiva diz não saber mensurar o quanto o fenômeno afetou a saúde e o bem estar da população justamente por se tratar de uma ocorrência única e isolada.

Porém, usa o exemplo da queima da biomassa em algumas regiões, como no norte e no centro-oeste do Brasil, e dentro das residências, principalmente no caso das mais pobres, para explicar milhões de mortes no mundo anualmente.

O médico participou do Fórum Permanente de Clima e Saúde na Unicamp, que discutiu a saúde e a relação com o clima, as mudanças ambientais globais e o papel dos dados no avanço da compreensão da associação entre clima e saúde.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.