Ouça ao vivo

Indústria 4.0: um conceito que já começa a transformar os negócios das empresas

Um dos assuntos mais falados hoje em dia dentro do mundo dos negócios é a Indústria 4.0. Mas o que isso realmente significa para os negócios? É um tema que tem a ver com os pequenos e médios negócios? Para falar sobre esta transformação que está em curso e vai atingir a todos, o Programa Um a Um com Eduardo Santana bateu um papo com o diretor da I2P Consulting, Alexandre Tortorelli, empresa que desenvolve trabalhos de consultoria empresarial.

“A Indústria 4.0 é um conceito que está transformando os negócios, em todos os segmentos e que, no nosso entendimento, é uma forma de encurtar o espaço entre quem produz e quem consome”, explica Tortorelli. Segundo ele, através desse novo conceito, as empresas vão passar a ter um maior conhecimento sobre o seu consumidor, podendo oferecer produtos e serviços de qualidade e cada vez mais assertivos.

“Á medida que tenho esta percepção, maior conhecimento do consumidor, consigo acionar minha cadeia de fornecimento de uma maneira mais ágil, mais rápida, para atender esta necessidade.”, explica.

Nos últimos anos, com a propagação da internet, as pessoas passaram a ter acesso a um volume muito grande de informações sobre empresas, produtos e serviços. Por sua vez, as empresas ainda estão defasadas no que toca a conhecer os seus públicos, seus clientes, perdendo a oportunidade de oferecer produtos mais direcionados. “Á medida que tenho esta percepção, maior conhecimento do consumidor, consigo acionar minha cadeia de fornecimento de uma maneira mais ágil, mais rápida, para atender esta necessidade.”, explica.

Tortorelli fala sobre a Indústria 4.0 com grande familiaridade e conhecimento. Por duas décadas passou por empresas nacionais e internacionais, atuando no mercado de atendimento ao consumidor, com produtos que mexem com o objeto de desejo das pessoas. “Esta experiência que trazemos hoje para dentro da consultoria”, conta.

Junto com esta transformação em curso que vai mudar por completo a relação empresas x consumidor nos próximos anos, os empresários também não devem deixar de olhar com a mesma atenção para o planejamento de seus negócios. Especialmente os pequenos e médios empreendedores e aqueles que estão pensando em trocar o emprego fixo pela carreira solo.

“Um planejamento estratégico adequado vai permitir entender quais são as atividades que preciso executar de maneira correta, como eu controlo, que iniciativas eu preciso adotar hoje para eu ter o resultado amanhã”, ensina.

Quer saber mais sobre a importância da indústria 4.0 e a importância do planejamento empresarial e do networking na vida das pessoas, especialmente para quem está na transição do emprego para a vida empreendedora? Acesse o Podcast e ouça a conversa completa de Alexandre Tortorelli com Eduardo Santana. Está imperdível!

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Eduardo Santana entrevista Leandro Gomes

  Leandro Gomes O entrevistado é Leandro Gomes da WineClooud, uma distribuidora de bebidas através do seu E-commerce especializada em vinho, cervejas artesanais, importadas, Drink’s

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.