Ouça ao vivo

Novas viaturas da Defesa Civil de Campinas estão preparadas para atender áreas alagadas

Foto: Valéria Hein

Oito viaturas novas da Defesa Civil foram entregues pela Prefeitura de Campinas nesta sexta-feira. São viaturas com diferentes especificações. Para uso administrativo ou com tecnologia para atender, por exemplo, áreas alagadas, equipadas com snorkel de mergulho.

A Operação Estiagem termina em três setembro, período em que a  Defesa Civil, em parceria com outros órgãos públicos, realiza, entre outras ações, a prevenção e monitoramento de queimadas. O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, lembra que após o fim da Operação Estiagem entra em cena a Operação Verão.

Jonas Donizette lembrou que, neste ano, a Defesa Civil conquistou o prêmio Sasakawa das Nações Unidas para a redução de desastres, que foi entregue em Genebra, na Suíça. Ele explica que este é o mais importante prêmio internacional, que neste ano teve 61 concorrentes, de 31 países.

De acordo o diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, as novas viaturas vão atuar também em parceria com o INPE – Instituto de Pesquisas Espaciais – no monitoramento de áreas de risco de queimadas via satélite. Ele explica que a partir da indicação das imagens fornecidas pelo satélite, a Defesa Civil faz uma vistoria preventiva no local.

Além das oito viaturas entregues pela Prefeitura, mais uma foi viabilizada com recursos financeiros do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano), gerido pela Agemcamp, que beneficiou 15 cidades da região metropolitana.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.