ONGs pedem licitação dos ônibus com participação popular

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e a ONG Minha Campinas querem que o edital de licitação do transporte público de Campinas seja aberto à população e aos usuários do sistema para consultas e opiniões. As sugestões das duas entidades foram pedidas pelo Ministério Público através de um Procedimento Administrativo de Acompanhamento aberto sobre o tema. O Idec, inclusive, já enviou a contribuição ao MP e à Prefeitura.

O pesquisador de mobilidade urbana do instituto, Rafael Calabria, diz que a ideia da consulta pública seria permitir que especialistas e moradores tivessem acesso aos detalhes da licitação. Só que o documento será publicado em breve. A falta do envolvimento da população também é citada pelo integrante do Minha Campinas, Marcelo Nisida. Ciente do aviso de licitação feito pelo Executivo, ele pede que a Administração Municipal volte atrás no processo.

As duas organizações também destacam a importância do debate para a formalização do contrato, que terá validade de 15 anos. Por isso citam ainda os critérios de competitividade e os prazos da contratação que será realizada.

A Emdec disse em nota que a abertura do processo “ocorreu após longo período de discussões com a sociedade e cumpre todos os requisitos legais” e que “houve inúmeras reuniões com o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte”. Justifica ainda que, “em março de 2018, foi realizada Audiência Pública para apresentação dos principais conceitos que norteariam a nova licitação” e que os pontos apresentados na ocasião e pelos usuários foram incorporados no edital.

O aviso de licitação para a concessão do transporte público da cidade foi feito no Diário Oficial em 26 de agosto. O documento, antes prometido para junho de 2018, estipula a entrega dos envelopes para o dia 16 de outubro, até 8h30. A nova licitação vai definir os responsáveis pelo transporte convencional e pelo Programa de Acessibilidade Inclusiva, no valor de R$ 7 bilhões. A atual é de 2005 e foi considerada irregular pelo Tribunal de Contas do Estado em 2015.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas terá evento gratuito com DJs na Concha Acústica neste domingo (31)

Limeira entra em emergência hídrica e aplica multa para desperdício a partir de segunda

Justiça mantém prisão de empresários suspeitos de financiar plano para matar promotor

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.