Ouça ao vivo

Placa de publicidade em frente a entidade atrapalha cegos

Foto: Leandro Las Casas

Um totem de publicidade instalado na calçada da Avenida Washington Luiz, em Campinas, se tornou um obstáculo para os deficientes visuais que entram e saem todos os dias do Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores.

Jaqueline Silva dos Santos trabalha na entidade e conta já ter esbarrado na placa, que fica perto do semáforo sonoro, exatamente no caminho de muitos pedestres. Segundo ela, ninguém do local foi informado ou consultado.

A falta do piso tátil, inclusive, é outra reclamação. O trajeto que serve para guiar os deficientes visuais só foi colocado entre o portão do instituto e o abrigo do ponto de ônibus, mas não para quem precisa usar a faixa de pedestres.

A Emdec foi procurada e enviou posicionamento através da assessoria de imprensa. No texto, diz que o mobiliário urbano de publicidade integra o pacote de licitação dos abrigos de ônibus e que a implantação segue as normas ABNT.

Além disso, afirma que o projeto de instalação respeita critérios e parâmetros técnicos de acessibilidade. Entre elas, largura mínima de circulação de 1,20 m, já que o local possui espaço para pedestres em 2,42 m, muito acima da norma.

Sobre o piso podotátil, alega que a exigência é feita para obstáculos suspensos a mais 60 centímetros do solo e com variação de largura, o que não é o caso. Porém, prometeu realizar uma vistoria técnica no acesso ao semáforo sonoro.

A empresa finaliza a nota dizendo que o contrato de concessão dos abrigos de ônibus do município abrange a implantação de “894 abrigos de ônibus num raio de 5 km da região central, e, também, dos principais corredores estruturantes”.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.