Ouça ao vivo

Prefeitura de Campinas vai ingressar com ação contra a OS Vitale e pedir R$ 40 milhões de indenização

Foto: Divulgação/PMC

Depois do escândalo de corrupção no Hospital Ouro Verde, a prefeitura de Campinas se prepara para ingressar com uma ação na justiça contra a Organização Social Vitale. No processo, o município vai cobrar da administradora pouco mais de R$ 40 milhões em indenizações. O valor calculado pela secretaria de assuntos jurídicos levou em conta as despesas trabalhistas, previdenciárias, desvios de materiais, prestações de contas irregulares e por causa da sub-rogação, o compromisso na transição entre a OS e a associação que foi substituída na gestão.

O esquema, ainda investigado pelo Ministério Público, levou toda a diretoria da OS para a prisão, assim como funcionários de carreira da prefeitura , empresários, médico e também o ex-secretário de assuntos jurídicos, Sílvio Bernardin. Hoje, todos os réus respondem ao processo em liberdade. O prefeito Jonas Donizette afirma que é de interesse do município buscar o ressarcimento dos valores desviados da saúde pública em Campinas. Ele afirma que esta ação faz parte das medidas tomadas pela administração municipal, que desde o início das denúncias procurou identificar e punir os responsáveis pelo esquema.

O escândalo fez com que os vereadores abrissem uma Comissão Processante para investigar uma suposta participação do prefeito no esquema. Porém, os vereadores entenderam que não houve participação e inocentaram Jonas Donizette. O caso segue tramitando na justiça.

Nesta semana, o Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu liminar que obriga o juiz da 4ª Vara Criminal, Caio Ventosa, a fornecer o conteúdo de todas as gravações telefônicas dos réus da Operação Ouro Verde para a defesa do ex-secretário de assuntos Jurídicos da prefeitura de Campinas, Silvio Bernardin. Além disso, o TJ determinou a troca de testemunhas pedida pela defesa do réu, na audiência marcada para o dia 27 deste mês.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.