Ouça ao vivo

Sarampo explode e Campinas já registra 19 casos da doença

Foto: Arquivo CBN

O número de casos de sarampo  em Campinas aumentou cinco vezes em menos de  um mês. O primeiro surto foi confirmado no dia 21 de julho e nesta terça-feira, dia 20, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou os  novos  dados. O número de casos saltou para  19.

A maioria  está relacionada  a  crianças  pequenas  com menos  1 ano de  idade. Do total de  registros  11 estão  nesta  faixa  etária. Outros seis  casos  são em crianças de 1 a 4 anos e dois são em adultos entre 20 e 34 anos de idade.

De acordo com Andrea Von Zuben,  Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, o Devisa, o sarampo, que começou  com um surto em uma creche,  agora está espalhado  por todas as regiões da cidade.

No estado de são paulo já  foram  confirmados 1662 casos de  sarampo em 74 municípios. O número  representa 98% dos  casos  registrados em todo o país. Diante da  situação o Ministério da Saúde decidiu ampliar a bebês  acima de seis meses e menos de um ano completo. Essa  medida já  havia sido adotada  em Campinas, no último dia  08.

De acordo com a  diretora  do DEVISA,  Andrea Von Zuben, também está sendo reforçada a orientação para que todas as pessoas mantenham o esquema vacinal indicado.  Pessoas até 29 anos deve ter tomado duas doses da vacina. Dos 30 aos 59 anos, a recomendação é de uma dose.

É importante que todas as pessoas que perderam a carteirinha de vacinação ou não têm registro das doses procurem o centro de saúde para atualizar o esquema vacinal.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.