Ouça ao vivo

Sem campanha de vacinação, Campinas tem 19 casos de raiva

Com a campanha de imunização contra a raiva em cães e gatos fora do calendário em 2019, Campinas chegou a 19 confirmações da doença em morcegos no ano e planeja uma ação de orientação nos próximos dias. As atividades acontecem na região sudoeste entre os dias 20 e 22 de agosto, das nove da manhã ao meio-dia, e inclui visitas em mais de 2,1 mil imóveis nos bairros Jardim Capivari, Jardim Novo Campos Elíseos e Parque Ipiranga.

O Jardim Alvorada também está na lista. Foi no local que o último morcego infectado foi encontrado. Por esse motivo, o médico veterinário da Vigilância em Saúde sudoeste, Rafael Franco, reforça a necessidade da conscientização. Os moradores receberão panfletos com dicas. Entre elas, sobre como agir se um morcego for visto voando de dia, ou caído no quintal: o ideal é que o animal não seja manuseado diretamente e seja mantido isolado por algum objeto.

Assim como em outros municípios do País, a campanha de vacinação contra a raiva foi cancelada em Campinas devido à suspensão da entrega das doses pelo Ministério da Saúde. O órgão alega atraso do laboratório responsável. Com isso, o Governo Federal decidiu priorizar estados e regiões em que há mais risco de contágio da doença. E a situação é lamentada e criticada pelo vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Pedro Tourinho, do PT.

Ele ressalta que o problema não pode ser motivo de pânico entre a população, mas diz que a chance da cidade voltar a registrar casos positivos em humanos após 38 anos existe e cita como exemplo o retorno dos casos de sarampo. De todo modo, a Pasta Municipal de Saúde orienta que as pessoas vacinem os animais contra a raiva. A Vigilância em Zoonoses aplica a vacina na rotina por meio de agendamento. O interessado deve ligar no número 3245-1219.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.