Ouça ao vivo

The Skatalites a origem do ska

Antes de Bob Marley colocar definitivamente o nome da Jamaica dentro do cenário da música pop mundial.  Um grupo de músicos foi o grande responsável pela divulgação de um novo gênero que começou a tomar conta de toda a ilha. Nascia assim o primeiro conjunto de ska da história,  os Skatalites.

Na década de 50 os caminhões de som chamados Sound systens, animavam as festas itinerantes que aconteciam na capital  Kingston  com muito rock e R&B. Mas como as músicas eram as mesmas, eles começaram a disputar a  atenção do público com versões exclusivas com forte influencia do  Mento, também conhecido como o Calypso Jamaicano com isso surgiu o  Ska.

Em 1962 a Jamaica se libertou do jugo inglês. E no embalo da independência o ska se tornou o primeiro gênero legitimamente  jamaicano ao misturar  todos esses ritmos que animavam  a ilha. O saxofonista Tommy McCook foi o primeiro integrante da banda a gravar o novo gênero.

Já o trombonista  Dom Drummond atuava no estúdio one, um dos primeiros estúdios de gravação a surgir no pais. Com isso o grupo a partir de 1964 começou a brilhar  em composições próprias e gravações ao lado de diversos cantores locais  como o estreante Bob Marley.

Outro ingrediente que ajudou a temperar a sonoridade do grupo  foi a habilidade em improvisar, conquistada através do jazz. Por serem os principais músicos da ilha, eles também tocavam  nos luxuosos hotéis da região  os sucessos das big bands.

Em 1965   os Skatalites tinham conquistado o status de uma superbanda com vários hits. Mas o grupo  sofreu um duro golpe e terminou prematuramente em função da  prisão de Drummond, condenado por matar  a sua namorada. Mas o  ska já estava disseminado  e surgiram vários artistas e grupos.

Os Skatalites  retornaram em 1983 como uma nova formação, e estão em atividade até hoje com várias apresentações pelo mundo a fora , inclusive no Brasil. Alem de lançarem novos trabalhos.

 

Acompanhe esta edição

entre em contato:

musicaecultura@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.