Ouça ao vivo

TRT anula decisões baseadas em laudos falsos

Foto: arquivo/CBN

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região julgou procedentes cinco ações rescisórias ajuizadas pelo Ministério Público do Trabalho determinando a nulidade de decisões judiciais proferidas com base em laudos falsos.

Os documentos foram emitidos por médicos peritos e assistentes técnicos investigados na Operação Hipócritas, deflagrada em 2016 e com segunda etapa em 2017 pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal.

Com isso, a procuradora regional do Ministério Público do Trabalho, Adriana Bizarro, explica que foi determinada a anulação, assim como a volta das reclamações às Varas do Trabalho de origem para nova instrução.

As investigações mostraram que os profissionais eram financiados pelas empresas acusadas para a emissão de laudos periciais favoráveis. Segundo o MPT, as decisões envolvem companhias de Campinas e Hortolândia.

Os desembargadores do TRT 15 entenderam que a conduta dos envolvidos ultrapassou a relação imparcial que deve existir entre as partes, representando uma afronta ao devido processo legal e também a toda a sociedade.

De acordo com a procuradora regional do MPT, Adriana Bizarro, como de início o TRT entendia que havia ilegitimidade por parte do órgão trabalhista, recursos tiveram que ser interpostos para que o entendimento fosse revisto.

Os procuradores ingressaram com mais de cem ações rescisórias desde o ano passado. Com base nas cinco primeiras consideradas procedentes, a expectativa é que haja o mesmo entendimento sobre as demais por parte do judiciário.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.