A Praça Rui Barbosa, localizada atrás da Catedral Metropolitana de Campinas vai receber banheiros públicos, um antigo pedido dos comerciantes e da população que transita diariamente pelo centro da cidade, principalmente pelo calçadão da Rua 13 de Maio.

Os sanitários serão instalados em três  contêiners  de aço revestidos e terão ar condicionado e rede de esgoto própria. Eles serão divididos em masculino e feminino com 7 box cada um. Uma terceira unidade será divida entre fraldário e banheiro especial para o uso de pessoas com deficiência. Para receber os banheiros a praça vai passar por reforma.

De acordo com o Presidente da Setec, Arnaldo Salvetti, a  instalação das  unidades, em caráter experimental, deve ocorrer em 30 dias e o custo mensal está estimado em torno de 7 mil.

A população aprova a iniciativa. O taxista João Cavalari, trabalha no ponto atras da catedral a mais de 15 anos e segundo ele , já houve até  abaixo  assinado pedindo  banheiros no local. A enfermeira, Joice Ferreira, também concorda com a instalação, pois segundo ela , é um tanto complicado usar os sanitários das lojas, porém, faz uma ressalva sobre a limpeza do espaço. O comerciante Carlos Roberto Schutz, tem uma banca de revistas a cinquenta anos na praça Praça Rui Barbosa e  acredita que a instalação dos sanitários irá resolver um grande problema, principalmente os relacionados aos moradores em situação de rua.

De acordo com o Presidente da Setec, Arnaldo Salvetti, haverá segurança e equipe de limpeza no local. Quanto ao  horário de  funcionamento ainda não foi definido, mas, deverá ser o mesmo utilizado pelo comércio local.

O uso dos banheiros será cobrado, mas, terá um valor simbólico ainda não revelado. Para os moradores em situação de rua não haverá a cobrança da taxa, porém, a Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar vai realizar um cadastro.