Ouça ao vivo

Emprego na Indústria da Região registra pior agosto desde 2012, mas com tendência de retomada

Foto: Vera Graça/Roncon&Graça Comunicações

O setor da Indústria da região de Campinas em agosto registrou 1.650 demissões. Este foi o segundo pior resultado para o mês desde o início da série histórica do Ciesp Campinas sobre o nível de emprego, que começou em 2003. O Agosto de 2019 só não foi pior que o mesmo mês de 2012, quando foram registradas 2.300 demissões na indústria. Para o diretor interino do Ciesp Campinas, José Henrique Corrêa, esse resultado ainda reflete uma adequação por causa da crise.

Corrêa, afirma, no entanto, que a tendência é de retomada. Ele cita dados da sondagem industrial de agosto que apontaram aumento de 45% no volume da produção e 42% faturamento. Em relação aos reflexos da reforma trabalhista, 51% dos empresários da indústria consultados afirmaram que ela trouxe efeito positivo na geração de emprego.

Com relação ao setor do Comércio Exterior, os números estão desfavoráveis para as exportações. Uma das justificativas de Anselmo Riso, diretor de comércio exterior do Ciesp – Campinas, é a falta de competitividade no preço dos produtos brasileiros, citando a necessidade de reforma tributária. Houve queda em agosto de 12,7% nas exportações, com importações 11 pontos percentuais maiores que em 2018 no acumulado do ano, o que gerou déficit comercial de quase 18% no balanço regional.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.