Inteligência artificial: aliada ou vilã no processo de formação dos alunos?

De acordo com matéria do portal Technology Review, a startup Squirrel está revolucionando a maneira que se estuda na china. O foco da empresa é otimizar o ensino dos estudantes, por meio de testes personalizados pré-definidos durante a vida acadêmica. A nota dessas provas vai definir se eles conseguirão entrar em uma universidade top de linha ou não.

O serviço funciona assim: o aluno se cadastra e responde a uma bateria de perguntas para que a ferramenta entenda no que ele é bom e no quê ele é ruim. O questionário foi desenvolvido com ajuda de diversos professores para chegar a um nível de detalhe incrivelmente grande. A partir disso, um sistema baseado em inteligência artificial vai orientando o usuário e fazendo com que ele aprenda nas áreas onde tem um déficit maior.

O resultado vem sendo incrível, diversos estudantes com dificuldades conseguiram evoluir e passar nos testes, tanto que a empresa atraiu parcerias com instituições renomadas como Harvard e no MIT. O plano da startup é dobrar o número de centros em 2020 e começar uma expansão para a europa e estados unidos. Outra grande ambição é conseguir se inserir em todo ensino, não ser apenas um reforço.

Porém, surge uma polêmica. O modelo da Squirrel garante que o aluno vai conseguir descobrir as respostas para passar nos testes. Mas será que decorar conteúdo é a única função da educação? Será que serão formados cidadãos sem pensamento crítico e focados apenas em trabalhos técnicos?

 

 


Transformação Digital CBN é um programa diário, apresentado pelo jornalista e especialista no mundo digital, Samuel Leite. De segunda a sábado sempre uma nova história sobre como o mundo e as relações humanas podem ser transformadas por meio da tecnologia, inovação e da inteligência artificial.

Você pode receber um episódio novo do transformação digital, todos os dias. Basta assinar nosso conteúdo gratuitamente pelo Spotify ou pelo iTunes. Clique na plataforma desejada e selecione a opção seguir para receber automaticamente nossos conteúdos