Inteligência artificial comete ‘erro’ e multa motorista que coçava o rosto

Inteligência artificial comete ‘erro’ e multa motorista que coçava o rosto

A cidade de Jinan, na China conta com mais de 7 milhões de motoristas e pedestres. Um número realmente expressivo. Um outro dado impressionante são centenas de milhares de câmeras espalhadas pela cidade, que garantem um monitoramento quase onipresente do território. A riqueza de detalhes é tanta que recentemente um fato curioso chamou a atenção da comunidade tecnológica mundial.

O fato é que um homem foi multado ao coçar o rosto. isso porque a inteligência artificial interpretou que ele dirigia enquanto falava ao celular.

As imagens das câmeras de trânsito e o sinal de GPS de milhões de smartphones alimentam de informações o sistema tecnológico da empresa.

A ferramenta, que é uma espécie de cérebro eletrônico, comanda semáforos e faixas reversíveis — além de operar o aplicativo de carona compartilhada da empresa. De acordo com o fabricante, a tecnologia faz os cidadãos de cidade chinesa economizarem juntos 30 mil horas de trânsito por dia e evita a emissão de 44 mil toneladas de dióxido de carbono por ano”.

Mas a pergunta no final do dia é: e a privacidade, como fica?

Esse dialogo não termina aqui não. Para continuar a conversa me procure no twitter e no instagram.

 

O Transformação Digital CBN é um programa diário que apresenta, de segunda a sexta sempre uma nova história sobre como o mundo e as relações humanas podem ser transformadas por meio da tecnologia, inovação e da inteligência artificial.

Você pode receber um episódio novo do transformação digital, todos os dias. Basta assinar nosso conteúdo gratuitamente pelo Spotify ou pelo iTunes. Clique aqui e selecionar a opção seguir para receber automaticamente nossos conteúdos.

Se preferir escutar agora, basta clicar no play abaixo!