Ouça ao vivo

O LP Meus Caros Amigos, de Chico Buarque

 

Nessa  edição o quadro Música é Cultura traz um clássico da MPB. É o disco  “Meus Caros Amigos ” de Chico Buarque. Acompanhe !

O ano era 1976 o Brasil  vivia o regime militar com o seu quarto presidente e Chico Buarque com 32 anos de idade e 11 de carreira lançava  um  projeto dentro de uma fase de transição em sua carreira,  mas que ainda  carregava  alguma coisa de  abafado como ele  próprio  definiu com o seu  lp “ Meus Caros Amigos ”.

Produzido por  Sergio Carvalho e com   arranjos em sua  maioria de Francis Hime. As 11 faixas  de “Meus Caros Amigos ” nas quais algumas  Chico  assina com vários parceiros nos dão conta da sua  maturidade como compositor  além de trazerem uma sintonia com outras artes como o teatro e cinema.

A canção “ O que será ”, traz uma mistura de ritmos entre o nordeste e o caribe. Foi uma  encomenda do diretor Bruno Barreto para “ Dona Flor e seus dois maridos ”, filme baseado na obra de Jorge Amado. Esse clássico da MPB nos presenteia com um dueto histórico de Chico Buarque com Milton Nascimento.

A música “Meus caros amigos” que dá nome ao projeto foi uma carta  ao teatrólogo Augusto Boal morto em 2009, que na época estava exilado em Portugal e  se queixava de não  receber  notícias do Brasil. E esse  Chorinho teve uma participação ilustre na flauta de Altamiro Carrilho.

Uma marca de Chico Buarque como compositor é conseguir  expressar o universo do sexo oposto  com estrema destreza. / O que vai de encontro ao momento de libertação feminina que estava em debate na época do lançamento deste projeto.

Criticas sócias e as dificuldades do trabalhador brasileiro também ganharam destaque neste lp.  Como a  canção tema do filme de Hugo Carvana, que conta a historio de um malandro libertado da prisão.

O garoto que  queria cantar como João Gilberto, fazer música ao estilo  de  Tom e escrever  versos nos moldes de Vinícius construiu uma das maiores riquezas que a cultura brasileira já produziu, o que inclui o projeto “ Meus Caros Amigos ”

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.