Ouça ao vivo

Fórum internacional discute efeito dos agrotóxicos no surgimento do câncer infantil

A exposição a agrotóxicos e produtos químicos, tem elevado a incidência de câncer em crianças e jovens.A questão foi tema do Fórum Meio Ambiente e Câncer da Criança , organizado pelo Centro Infantil Boldrini, entidade referência na América Latina para o tratamento do câncer infantil e doenças hematológicas. O encontro reuniu, nesta segunda-feira, médicos e pesquisadores nacionais e internacionais para apresentar pesquisas sobre a relação entre exposições ambientais e o surgimento de tumores pediátricos.

Entre os pesquisadores  estava  a professora da USP, Larissa Bombardi, que lidera uma pesquisa sobre a relação entre o agrotóxico e o câncer na primeira infância. Segundo ela, os dados sobre a intoxicação de crianças e adolescente são assustadores. De acordo com a pesquisadora, 1/3 dos agrotóxicos autorizados no Brasil são proibidos na União Europeia

Um estudo apresentado pelo cientista canadense Terence Dwyer, mostrar como as exposições ambientais ainda no útero aumentam as chances de diferentes tipos de câncer, principalmente leucemia, além de tumores cerebrais , nas crianças e jovens. O cientista, que participou do Fórum, é coordenador do Consórcio da Corte Internacional do Câncer da Criança. O consorcio internacional vai acompanhar ao longo de 18 anos o desenvolvimento da um milhão de criança desde a gestação O Brasil é representado pelo Centro Boldrini.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.