Ouça ao vivo

Pesquisadores da Unicamp serão prejudicados com corte de bolsas

Bolsistas de pós-graduação que fazem mestrado ou doutorado na Unicamp serão os principais prejudicados com o corte orçamentário do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) atingindo diretamente cerca de 2,6 mil pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas.

O Pró-Reitor de pesquisa da Unicamp, Munir Skaf, comentou que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, os bolsistas não recebem a verba para estudarem mas para desenvolver pesquisas em várias áreas.

Entre as áreas mais atingidas na Universidade estão as ciências exatas e engenharias. Falta de insumos e de equipamentos podem afetar pesquisas como as que são feitas na Rede Zika, na Inova Petróleo e nos estudos de nanomatérias que estão em andamento na Universidade.  O Pró-Reitor de pesquisa da Unicamp fez uma analogia para defender a importância dos pesquisadores.

O CNPq já informou ter orçamento suficiente para garantir que o pagamento das bolsas referentes a agosto caia até esta sexta-feira nas contas bancárias dos quase 80 mil bolsistas ativos . A verba para pagamentos a partir de setembro, porém, ainda não está garantida.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.