Ouça ao vivo

Prefeitura de Campinas quer deixar de cobrar judicialmente dívidas de pequeno valor

Foto: Henrique Bueno

A prefeitura de Campinas enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que autoriza a administração municipal a deixar de cobrar judicialmente inscritos na dívida ativa com débitos de pequeno valor. Com isso, a prefeitura deixaria de cobrar na justiça quem deve até R$ 4 mil ao município. O projeto ganha relevância porque os gastos com as questões jurídicas dos processos são maiores do que os valores que a administração tem a receber.

Além disso, a medida traria alívio para o judiciário, já que aproximadamente 160 mil ações deixariam de tramitar. Isso representa 60% das execuções fiscais da prefeitura na justiça. Segundo o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, é importante ressaltar que não haverá perdão da dívida. Ele explica que apenas a cobrança deixa de ser feita via judicial, passando a ser efetuada administrativamente. Caso o projeto seja aprovado, ainda haverá aproximadamente 100 mil ações na justiça contra devedores do município, com valores acima de R$ 4mil.

A prefeitura informou ainda que não há a necessidade de autorização legislativa, mas a proposta prevê o envolvimento dos vereadores na discussão, da mesma forma que vem fazendo com o Judiciário. Um estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, mostrou que um processo de execução fiscal na Justiça Federal leva quase 03 mil dias para ser julgado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.