Ouça ao vivo

Campineiros cobram mais pontos com internet gratuita

Foto: Flávio Botelho

Reconhecida como cidade mais conectada no ranking Connected Smart Cities de 2019, Campinas tem a rede de wi-fi gratuita instalada em locais públicos como o principal pilar atual de acessibilidade. Só que as críticas existem. Enquanto alguns acreditam que a conexão e a qualidade do sinal poderiam ser melhores, a maioria dos entrevistados tem como principal reclamação o fato de nem todo espaço, praça, ou prédio oferecer o serviço. Élcio Félix é um deles.

Cadastrado na rede “Campinas Digital” há um ano, ele assistia um vídeo antes de conversar com a reportagem no Paço Municipal. Apesar de elogiar a internet no local, diz que há oscilação e lamenta o alcance restrito do sinal de wi-fi. Além do entorno do prédio da Prefeitura, o sistema também está instalado em outros 43 pontos do município, conforme os dados oficiais do próprio Executivo. Entre eles, o Largo do Rosário e também o Centro de Convivência.

Mas ao contrário dos usuários da rede instalada nos ônibus públicos, quem utiliza o sistema em lugares como esses não acreditam que o tempo gasto no primeiro acesso seja um empecilho devido ao cadastro pessoal obrigatório. Perto das escadarias da Prefeitura, a reportagem fez o teste e completou o preenchimento dos dados em menos de cinco minutos. O procedimento pede a criação de um login e ainda o nome completo, CPF, RG, e-mail e endereço.

Gabriel Santos e Alexandre Aparecido encaram a exigência com naturalidade. Para eles, o fornecimento de dados como telefone e celular ajuda a garantir a segurança do próprio sistema e facilita a gestão do sistema em Campinas.

Questionada sobre isso e respondendo a outras dúvidas da reportagem, a Administração confirmou que o cadastro no primeiro acesso é necessário justamente “para que esteja de acordo com a Lei do Marco Civil da Internet”. De acordo com a nota enviada, “atualmente são atendidos 43 locais públicos no município” que passam por manutenção e são monitorados remotamente para checagem de velocidade e quantidade de usuários compartilhando os pontos.

Sobre a possibilidade do aumento de locais com o wi-fi, alega que “ao longo dos próximos 12 meses existe a programação para instalação de 12 novas localidades em pontos do município onde a rede municipal de dados possui infraestrutura”. Neste momento, ainda segundo o comunicado oficial encaminhado à CBN Campinas, o município conta com 228 mil usuários acessando a rede e 710 mil equipamentos detectados pelo sistema da rede “Campinas Digital”.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.