Ouça ao vivo

Coach dá dicas para você desenvolver suas habilidades e liderança

No Programa Um a Um com Eduardo Santana deste dia 5 de outubro, um dos convidados é o coach e mentor Carlos Hoyos, que ajuda empresários e empresárias a se desenvolver e melhorar habilidades de liderança. Nesta entrevista ele traz dicas importantes de como e qual a importância de desenvolvermos habilidades de liderança para ampliar os negócios.

Porque a liderança é tão importante para homens e mulheres de negócios?

A liderança é potencializadora e limitadora da capacidade dos empresários e empresárias. Se eu for um líder medíocre, vou ter resultados medíocres. Ser eu for um líder extraordinário, vou ter equipes e resultados extraordinários.

Não investir na própria capacitação, no próprio desenvolvimento da liderança, é basicamente dizer que estamos limitando a nossa capacidade como empresário.

Empresas vivem de ciclos e se nada for feito tende a morrer. Como reverter e a liderança ajudar neste processo?

O ponto principal é pensar na perpetuação da empresa. O CNPJ deveria persistir além do CPF das pessoas que estão abrindo empresas. Isso não é algo que pode ser feito de uma forma trivial, rápida. Precisa ser pensado. A perpetuação da empresa precisa ser planejada e isso leva um tempo.

E isso só vai acontecer se você tem uma liderança forte. Ela vai guiar e conduzir este processo de perpetuação.

Qual o conceito do propósito? Porque na prática é relevante para quem tem seu próprio negócio?

Propósito pode ser visto de maneiras diferentes. O propósito é a razão pela qual você faz algo. Um propósito maior. Se você tem um propósito pequeno, enxuto, tacanho, a minha motivação, a minha energia, o meu foco, vai ser pequeno para fazer aquilo que eu preciso fazer. Se eu tiver um propósito muito maior, vou ter mais gás, energia.

Se é a razão de existir, como propósito e missão da minha empresa, e esse propósito não está alinhado com a missão da pessoa, você tem uma desconexão. Se o seu propósito engloba o negócio da sua empresa você vai ter uma conexão muito maior.

Então, esta é a importância de você ter um propósito e a importância de ter um propósito pessoal alinhado com o propósito da empresa.

É fácil chegar no cerne do nosso propósito ou é fácil se distrair no meio do caminho?

É muito fácil a gente se distrair no meio do caminho. Uma prática que recomendo é: primeiro encontre seu propósito. Nem que leve décadas. Você precisa ir atrás desses propósitos. Depois vivencie este propósito todos os dias.

Uma prática que recomendo aos meus alunos e clientes é: tenha um diário em que todo dia você escreve, que chamo de diário 5 Ps, que são cinco perguntas que você faz todos os dias. Qual o seu propósito? Quais as suas prioridades de vida? Quais são os projetos que você está trabalhando? Quais são as pessoas importantes para te apoiarem no seu projeto, no seu propósito, nas duas prioridades? Quais são os próximos passos?

Se você fizer isso todos os dias, você vai errar porque todo mundo erra. Mas você vai recuperar muito mais rapidamente se está na direção errada ou na direção certa dos seus propósitos.

E encontrar seu propósito pode ser tão complexo ou simples como a pessoa queira. Mas o básico é: fazer algo que você ama, não só por você mesmo, mas por outras pessoas.  Você transcende e verdadeiramente tem um propósito.

Hoje, para uma empresa se perpetuar, esta questão de propósito e liderança precisam estar alinhadas, trabalhar juntas?

Sim. Você pode pensar o propósito como um caminho que você vai estar seguindo.  Se você não tem um líder que vai conduzir a equipe, a empresa, você tem a direção, o caminho, mas não tem ninguém que vai levantar a bandeira, que vai trazer todo mundo junto.

Se você tem um propósito forte, mas ninguém honrar este propósito, a empresa também não vai para a frente. Agora, se você tem um líder forte, mas não sabe o lado que ele vai, você não vai ter para onde levar a equipe.

Então, é fundamental ter um propósito grande e um líder forte, porque o líder vai conseguir a todos na direção daquele propósito.

Ouça o podcast na íntegra com Carlos Hoyos no portal programaumaum.com.br

Texto: Marcelo Oliveira – Assessoria de Imprensa do BNI Planalto Paulista

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.