Ouça ao vivo

Governo de São Paulo nega municipalização de escolas estaduais em Campinas

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo negou a informação de que escolas estaduais de Campinas serão municipalizadas. A assessoria de imprensa disse que o secretário, Rossieli Soares, não poderia conceder entrevista mas em Nota Oficial informou que o secretário disse em entrevista para o Jornal – Folha de SP que tem a ideia de, no futuro, municipalizar algumas escolas do Ensino Fundamental da Capital, mas ainda é uma ideia sem ter ido para o papel. 

Na matéria da Folha, de 28 de agosto de 2019 a reportagem informou que a gestão do governo Dória havia iniciado as tratativas com as prefeituras do Estado para transferir aos municípios, todas as escolas estaduais dos anos iniciais do ensino fundamental.  A medida, se efetivada, iria afetar 627 mil alunos entre o 1º e o 5º ano que hoje estudam em colégios estaduais. O número equivale a 18% da rede paulista. O assunto acabou repercutindo na imprensa regional e em Campinas não foi diferente. A Comissão Permanente de Educação e Esporte da Câmara Municipal, chegou a se reunir com a  Secretária de Educação, Solange Pelicer.

Além da preocupação com a quantidade de alunos que a rede iria receber com a proposta, Solange disse que se preocupa também com a forma de contratação de professores e gestores, já que a transferência das redes estadual para municipal não deve ocorrer. Ela se mostrou até favorável a municipalização mas ressaltou que é necessário que o governo do Estado dê um suporte. Campinas é atualmente responsável por 100% do custeio do ensino infantil e 22% do 1º ao 9º ano. O restante é de responsabilidade do Estado, que também é o responsável pelo ensino médio.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.