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Meio Online tem sido alternativa para o setor da construção civil enfrentar a crise

Foto: Flávio Botelho

O setor de construção civil foi um dos mais prejudicados com a recessão brasileira que começou em 2015. Os reflexos da crise econômica continuam causando impactos negativos, mesmo com os dados que mostram sinais de recuperação no ano de 2019. A SindusConSp divulgou uma pesquisa mostrando crescimento de 2% nos empregos formais no setor de construção civil, no mês de julho de 2019, em comparação ao mesmo período do ano passado.

No entanto, os cenários político e econômico, ainda inseguros, inibem os investidores, e com isso, o meio online tem sido uma forma menos arriscada e mais dinâmica para conquistar potenciais clientes em um ambiente com escassez de atividades.

Para Matheus Henrique Barbosa, co-fundador de uma empresa de  engenharia e arquitetura, os números de mercado ainda são tímidos, mas já mostram projeções positivas e boas expectativas. Ele explica que o marketing digital tem sido uma grande saída para este período de lenta recuperação.

Para o consumidor, as oportunidades geradas pela internet também tem se tornado uma tendência, graças ao aparecimento de plataformas que reúnem prestadores de serviços e consumidores interessados em construir, reformar ou melhorar seus ambientes residenciais e corporativos.

Ariel Cervantes é CEO de uma empresa espanhola que atua neste setor e que mantém operação em nove países, entre eles o Brasil. Ele explica serem mais de 460 mil profissionais brasileiros cadastrados na plataforma que já geraram mais de 3,6 milhões de orçamentos. O Brasil é o segundo mercado da plataforma, responsável por 17% do seu faturamento, perdendo somente para o mercado espanhol.

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