Ouça ao vivo

O canto único de Clara Nunes

Ela foi dona de uma das vozes mais magníficas da música brasileira,  a sua projeção vocal foi tamanha que ecoou a partir  da pequena cidade do interior de Minas Gerias e encantou todo o Pais. Essa foi Clara Nunes  que propôs com o seu trabalho uma beleza poética  somado a um debate em favor das  minorias  étnicas, e religiosas.

Nascida em 1942 na hoje conhecida Caetanópolis foi funcionária da fábrica de tecidos, oficio alias que desenvolveu até chegar em Belo Horizonte  quando aos  16  já   órfã de pai e mãe  foi seguir o sonho de ser cantora.  Depois de cantar  em pequenos lugares  teve a sua primeira projeção ao ficar  em   terceiro lugar no Concurso nacional a Voz de Ouro do ABC.

Clara Nunes ingressou no mercado fonográfico em 1966 como uma cantora romântica… exista uma aposta em transforma-la no mesmo padrão de Altemar Dutra  e a formula não funcionou.  Ela tentou se reencontrar dentro da Jovem Guarda com participações em filmes e até ingressou   em Festivais Universitários  sem obter êxito.

Com a produção do radialista Adelzon Alves para o  lp Clara Nunes de 1971 ela reconstrói a sua carreira agora dentro do estilo que a definiria o  Samba e o resgate das  tradições  Afro Brasileiras. O seu figurino assumiu   outro caráter e o repertório passou a ser assinado por compositores nordestinos como Zé Dantas e Luiz Gonzaga e também por  representantes do morro.

A partir desse encontro a carreira  de Clara Nunes se consolida com trabalhos antológicos que apresentaram  canções fundamentais na sua trajetória. Com a sua força artística se firmando ela participou   a partir de 73 de musicais ao lado de Vinícius de Moraes e Toquinho  e também com o  ator Paulo Gracindo  no musical Brasileiro, Profissão Esperança com direção de Bibi Ferreira.

A escola de samba Portela lhe estendeu o tapete vermelho e Clara Nunes puxou na avenida 3 sambas enredos e desfilou até 1983 o seu último carnaval. Após um choque anafilático em função de uma cirurgia de varizes Clara Nunes morreu e o velório  na quadra da Portela atraiu  mais de 50  mil pessoas numa comoção nacional. Clara Nunes foi  enredo da Portela em 1984 com  Título Contos de Areia e também em 2019.

Segundo o Biografo da cantora  Vagner Fernandes Clara Nunes como legado além de deixar um estilo artístico , trouxe a ousadia para o seu trabalho por defender as suas crenças religiosas de origem africana e também pelo seu engajamento político ao lado de nomes como Martinho da Vila,  João Nogueira  e Paulinho da Viola defendia a valorização da musica brasileira.

Confira esta edição

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

 

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Band on The Run, o álbum que consolidou a carreira de Paul McCartney

Com o fim dos Beatles  Paul McCartney em 1971   colocou na estrada a  banda  Wings , ao lado de sua companheira na época e porque não dizer eterna esposa Linda McCartney nos teclados.  O  conjunto  contou com  diversos  discos, mas vamos nos concentrar no terceiro álbum Band On The Run.

A história da enigmática canção Year of The Cat

Usando como referencia o estilo do folk rock de Bob Dylan  o cantor e compositor  Al Stewart  nascido  em 1945 na Escócia  construiu a sua trajetória musical . Com diversos álbuns lançados   o seu maior feito  aconteceu  em 1976 com o premiado Year of  The Cat.

A sonoridade do Red Hot Chili Peppers a partir de Californication

Superar as dificuldades !  Este foi o principal mote do álbum   Californication  de 1999   do  Red Hot Chili Peppers . O retorno  do guitarrista  John Frusciante após renascer das cinzas ao superar o seu vício em drogas trouxe nova vida a banda que se reencontrou numa sonoridade mais melódica e amadurecida.

Luciana Mello da musica black para buscar hoje refúgio no samba

Foi com canção “Simples Desejo”  que  Luciana Mello  com apenas 21 anos  surgiu para o grande público .  Durante a sua infância  não desperdiçou o fato de ser filha de Jair Rodrigues e  irmã do na época Jairzinho e pegou carona  no universo infantil até chegar na fase adulta tendo a musica black como  caminho.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.