Ouça ao vivo

Polícia apreende oito aviões usados no tráfico de drogas

Foto: Danilo Braga

A Polícia Civil de Americana, na Região Metropolitana de Campinas, apreendeu oito aviões e prendeu 11 pessoas suspeitas de participação no tráfico internacional de drogas. O grupo criminoso era responsável por buscar cocaína na Colômbia, Venezuela e Equador, usando os aeroportos de cidades no interior paulista para entregar a droga, que era encaminhada para a Europa. Tanto as apreensões das aeronaves, quanto as prisões ocorreram desde 2017, quando a Polícia Civil recebeu uma denúncia anônima sobre o esquema.

Através dessa denúncia, os policiais identificaram Wesley Evangelista Lopes como o operador do esquema. Ele foi preso em Prado, na Bahia, no dia 31 de agosto. Segundo as investigações, ele comprava as aeronaves em dinheiro vivo e transferia a propriedade para pessoas que sequer tinham conhecimento da transação ou para pessoas que não existiam. Em um dos casos, a dona do avião era uma mulher que trabalhava como catadora de recicláveis. Somados, os oito aviões que estão à disposição da justiça valem R$ 18 milhões.

Além disso, o operador cooptava pilotos para transportar a droga. Dois aviões foram apreendidos em Americana em abril do ano passado e outros dois, em outubro seguinte, em Jundiaí. Recentemente, outras quatro aeronaves foram apreendidas em Sorocaba e Birigui. De acordo com o delegado de investigação sobre entorpecentes de Americana, Luis Carlos Gazarini, além do trafico internacional de drogas, Wesley Evangelista Lopes também vai responder por lavagem de dinheiro. A investigação da Polícia Civil quer agora identificar a origem do dinheiro usado para a compra dos aviões.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.