Ouça ao vivo

PL sobre animais do Bosque dos Jequitibás gera polêmica

Foto: Flávio Botelho

A decisão da prefeitura de Campinas de acabar com o caráter de zoológico do Bosque dos Jequitibás já esta gerando polêmica. Muitos concordam com a medida , outros nem tanto. O projeto já foi assinado pelo Prefeito Jonas Donizette e encaminhado a Câmara. O texto proíbe animais em cativeiro em praças, parques e bosques em toda a cidade. Com a lei instituída, os animais que forem morrendo não serão repostos. Atualmente são cerca de 200 animais em cativeiro que já estão em idade bem avançada. Ao longo do tempo, continuarão no local apenas os que já vivem soltos.

O empresario Fábio Fernando Neiva, concorda com medida que tira o caráter zoológico do local. O ambulante Rodrigo de Oliveira faz parte da ala que é contra o projeto de lei. O vendedor André Garrido, costuma levar os filhos pequenos para passear no local e também é contra o projeto. Já o autônomo Lucas Busto, que também costuma levar o filho pequeno ao local para ver os animais e a favor da medida.

Diante dos prós e contra dos visitantes, o presidente da Associação de Amigos do Bosque, Alonso Lino de Farias, já está se mobilizando. De acordo com ele a associação é totalmente contraria a medida. Para tentar reverter o quadro estão sendo providenciados abaixo assinado físico e virtual. A proposta do abaixo assinado é chamar uma audiência pública para debater o projeto com a comunidade.

Projetado por Ramos de Azevedo em 1880 para ser um jardim público, o Bosque dos Jequitibás foi tombado pelo CONDEPHAAT, em 1970 e em 1995 foi obtido o reconhecimento de seu minizoológico por parte do IBAMA. O bosque é também a maior a área de reserva florestal nativa da Mata Atlântica da região central e a mais antiga área de lazer da cidade.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.