Ouça ao vivo

Educadores do ensino infantil protestam em Vinhedo

Foto: Divulgação

Um protesto de educadores do ensino infantil de Vinhedo reuniu cerca de 250 pessoas na Praça Santana, no centro da cidade, na manhã desta quarta-feira. De acordo com a Auxiliar de Educação Infantil, Simone Aparecida de Lima, uma das organizadoras do movimento, a categoria reivindica valorização e respeito, com inclusão no plano de cargos e carreiras do magistério.

Simone afirma que apesar de representarem a primeira etapa da educação básica de Vinhedo, a categoria possui salários e direitos inferiores aos demais profissionais da educação municipal, em desrespeito ao Plano Nacional de Educação. Foi um dia de paralisação em todas as creches da cidade, o que, de acordo com Simone, pode se tornar uma greve por tempo indeterminado, caso a categoria não seja atendida  pela administração municipal.

A Prefeitura de Vinhedo informou que já avançou, e muito, na defesa do trabalho dos Auxiliares de Educação Infantil, como por exemplo, a redução da carga horária, de 8 para 6 horas, sem prejuízo de vencimentos, com salário e benefícios que somam cerca de R$ 2.600,00.

Esclarece que no momento a solicitação das Auxiliares de Educação Infantil está além do que a Prefeitura pode atender, sempre tendo a Legislação como parâmetro. A Administração Municipal reafirmou que tem dialogado com a categoria e que as crianças e os pais de Vinhedo não podem ser prejudicados. Até o final da manhã desta quarta-feira, a adesão dos auxiliares de Educação Infantil havia sido total em ao menos seis unidades, de um total de 19 com esse tipo de atividade.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.