Ouça ao vivo

Trânsito do futuro conecta rodovias, veículos e até pedestres

Você já ouviu falar na tecnologia C-V2X? trata-se de um tipo de comunicação sem fio extremamente avançado que permite aos carros escutar e conversar um com os outros, com a infraestrutura de trânsito e até com os pedestres para passar informações de segurança e ainda auxiliar na criação de um sistema de transporte inteligente e conectado.

E adivinhem quem sairá provavelmente na frente no assunto? Nossos amigos chineses! Maior mercado automotivo do mundo, a China anunciou que pretende utilizar o C-V2Xe já reservou ondas específicas para veículos conectados. A associação automotiva 5G já estimou que o país será o primeiro a ter carros com a tecnologia nas estradas.

Uma questão técnica ainda impede o maior avanço deste tipo de tecnologia, uma vez que não há por hora consenso na adoção desta tecnologia por parte de outros países.

Em entrevista recente, o vice-presidente da empresa Qualcom, Patrick Little, disse que “a china vai salvar centenas de vidas, se não milhares, muito mais cedo, enquanto procuramos determinar qual é o melhor padrão para o mundo ocidental”.

 


O Transformação Digital CBN é um programa diário, apresentado pelo jornalista e especialista no mundo digital, Samuel Leite. De segunda a sábado sempre uma nova história sobre como o mundo e as relações humanas podem ser transformadas por meio da tecnologia, inovação e da inteligência artificial.

Você pode receber um episódio novo do transformação digital, todos os dias. Basta assinar nosso conteúdo gratuitamente pelo Spotify ou pelo iTunes. Clique na plataforma desejada e selecione a opção seguir para receber automaticamente nossos conteúdos.

Samuel Leite é jornalista, especialista em inovação e líder da Digitale – agência de publicidade digital.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.