Trânsito do futuro conecta rodovias, veículos e até pedestres

Você já ouviu falar na tecnologia C-V2X? trata-se de um tipo de comunicação sem fio extremamente avançado que permite aos carros escutar e conversar um com os outros, com a infraestrutura de trânsito e até com os pedestres para passar informações de segurança e ainda auxiliar na criação de um sistema de transporte inteligente e conectado.

E adivinhem quem sairá provavelmente na frente no assunto? Nossos amigos chineses! Maior mercado automotivo do mundo, a China anunciou que pretende utilizar o C-V2Xe já reservou ondas específicas para veículos conectados. A associação automotiva 5G já estimou que o país será o primeiro a ter carros com a tecnologia nas estradas.

Uma questão técnica ainda impede o maior avanço deste tipo de tecnologia, uma vez que não há por hora consenso na adoção desta tecnologia por parte de outros países.

Em entrevista recente, o vice-presidente da empresa Qualcom, Patrick Little, disse que “a china vai salvar centenas de vidas, se não milhares, muito mais cedo, enquanto procuramos determinar qual é o melhor padrão para o mundo ocidental”.

 


O Transformação Digital CBN é um programa diário, apresentado pelo jornalista e especialista no mundo digital, Samuel Leite. De segunda a sábado sempre uma nova história sobre como o mundo e as relações humanas podem ser transformadas por meio da tecnologia, inovação e da inteligência artificial.

Você pode receber um episódio novo do transformação digital, todos os dias. Basta assinar nosso conteúdo gratuitamente pelo Spotify ou pelo iTunes. Clique na plataforma desejada e selecione a opção seguir para receber automaticamente nossos conteúdos.