Ouça ao vivo

Um disco histórico e cercado de lendas !

Essa é a vinheta de abertura de um disco histórico, cercado de lendas, e quase ninguém conhece.

No começo dos anos 70, quando ainda era um desconhecido, Raul Seixas trabalhava como produtor na gravadora CBS e ele convidou Sérgio Sampaio, que havia conhecido há pouco tempo durante uma audição. Chamou também Edy Star, com quem já havia tido contato durante a adolescência na Bahia. E foi Edy Star quem indicou Miriam Batucada. Estava assim formada a Sociedade da Grão-Ordem Kavernista.

Em 1971, quando o disco foi gravado, os 4 kavernistas não passavam de apostas. Raul Seixas não tinha iniciado a carreira solo. Sérgio Sampaio só teria o seu único sucesso no ano seguinte com Eu quero é botar meu bloco na rua. Edy Star era mais conhecido por ser apresentador de TV , do que cantor . E a única com um pouco mais de experiência era Miriam Batucada que tentava consolidar seu nome do Rio de Janeiro.

Raul Seixas e Sérgio Sampaio assinam quase todas as composições do disco, em dupla ou individualmente  num tom sarcástico e irônico . Só que em 1971, em pleno regime militar, essa inteligência nas críticas sociais não era bem vista pela censura , que cortou muita coisa. As adaptações nas letras foram feitas e as  mensagens  foram passadas de um jeito ou de outro.

O lp Sociedade da Grã-Ordem Kavernista apresenta sessão da 10 foi lançado em julho de 71. Menos de 2 meses depois a CBS mandou recolher todas as cópias. A intenção de Raul Seixas e Sérgio Sampaio era fazer algo que quebrasse as convenções musicais da época e que obrigasse as pessoas a pensarem. E foi exatamente isso que eles ouviram quando foram chamados à sala do presidente da CBS. A bronca foi que as músicas estavam todas foras do padrão e as letras eram muito intelectuais, ou seja, eles acertaram em cheio, só que na pessoa errada.

Com o recolhimento do disco e a repulsa da gravadora, o grupo se desfez sem nunca ter feito nenhum show. Coube a Raul  Seixas espalhar histórias sobre as gravações ele dizia que tudo tinha sido feito às escondidas, que gastou muito dinheiro e que por esses motivos foi demitido a verdade é que a gravadora sabia do disco, mas não do conteúdo. Raul foi demitido sim, mas vários meses depois, não foi uma consequência direta do disco.

Apesar da contribuição de todos, não há como negar a forte influencia de Raul Seixas nesse projeto. As misturas musicais e as letras lembram muito o que ele viria a fazer nos anos seguintes. Apesar disso, o disco passou décadas praticamente esquecido. A Sociedade da Grã-Ordem Kavernista apresenta Sessão das 10 ganhou edições remasterizadas em cd e vinil, mas continua sendo um item caro, especialmente se o comprador quiser o raríssimo lp de 1971.

E pra encerrar essa edição do Música é Cultura, a vinheta premonitória da Sociedade da Grã- Ordem Kavernista que fecha o disco e que já dava uma ideia do que ia acontecer.

Acompanhe esta edição

 

Entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Band on The Run, o álbum que consolidou a carreira de Paul McCartney

Com o fim dos Beatles  Paul McCartney em 1971   colocou na estrada a  banda  Wings , ao lado de sua companheira na época e porque não dizer eterna esposa Linda McCartney nos teclados.  O  conjunto  contou com  diversos  discos, mas vamos nos concentrar no terceiro álbum Band On The Run.

A história da enigmática canção Year of The Cat

Usando como referencia o estilo do folk rock de Bob Dylan  o cantor e compositor  Al Stewart  nascido  em 1945 na Escócia  construiu a sua trajetória musical . Com diversos álbuns lançados   o seu maior feito  aconteceu  em 1976 com o premiado Year of  The Cat.

A sonoridade do Red Hot Chili Peppers a partir de Californication

Superar as dificuldades !  Este foi o principal mote do álbum   Californication  de 1999   do  Red Hot Chili Peppers . O retorno  do guitarrista  John Frusciante após renascer das cinzas ao superar o seu vício em drogas trouxe nova vida a banda que se reencontrou numa sonoridade mais melódica e amadurecida.

Luciana Mello da musica black para buscar hoje refúgio no samba

Foi com canção “Simples Desejo”  que  Luciana Mello  com apenas 21 anos  surgiu para o grande público .  Durante a sua infância  não desperdiçou o fato de ser filha de Jair Rodrigues e  irmã do na época Jairzinho e pegou carona  no universo infantil até chegar na fase adulta tendo a musica black como  caminho.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.