O Hospital Celso Pierro da PUC em Campinas registra atualmente lotação em diversos setores. Na UTI neonatal, a situação motivou a adoção de restrição para gestantes, já que a unidade opera acima da capacidade. Na manhã desta sexta-feira, 20 bebês estavam internados, sendo que o espaço possui 12 leitos. A medida foi tomada no dia 24 de maio e é mantida porque a situação continua. Na UTI pediátrica, são 6 crianças internadas, acima dos 5 comportados no setor, enquanto na UTI de adultos são 10 leitos no total – todos ocupados.
No PS adulto, porém, a ocupação chega quase ao dobro. São 39 pacientes para 20 leitos, o que faz com que 17 pessoas sejam atendidas no corredor. Bruno Tonin aguardava os exames da esposa, viu a situação de perto e reclamou da demora de mais de três horas. A mulher dele tinha pressão alta e foi classificada pela cor amarela, nível de gravidade recebida pelo hospital a exemplo da vermelha. As demais, nas cores verde e azul, são encaminhadas para outras unidades.
O único setor do hospital da PUCC que não registrava superlotação na manhã desta sexta era o pronto-socorro infantil, que atendia 4 crianças e possuía 2 leitos disponíveis. O hospital diz que, apesar da restrição no setor de neonatal, “não será negado atendimento em caso de urgência, mas o mesmo será prejudicado por conta da superlotação”.