Com novo síncrotron, Campinas espera investimentos

Com presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina, a pedra fundamental do novo laboratório síncrotron foi lançada em Campinas nesta sexta-feira. A obra vai custar R$ 1,3 bilhão ao Governo Federal. O chamado Projeto Sirius será construído em uma área do Polo 2 de Alta Tecnologia, na região leste da cidade. No local, será instalado o acelerador de partículas que identifica a estrutura dos átomos. O resultado pode ser aplicado em diversas áreas de pesquisa e produção. Entre elas, a farmacêutica e a agrícola.

O laboratório poderá ser usado por pesquisadores com projetos aprovados por uma comissão ou empresas, o que gera a expectativa do Executivo Municipal. O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, espera a atração de investimentos a médio prazo e aposta na lei municipal já em vigência, que reduz a alíquota do Imposto Sobre Serviços de 5% para 2%. Além de destacar a importância para a cidade, o ministro Clélio Campolina, também afirma que o novo sincrotron vai melhorar o posicionamento do Brasil no campo científico.

O terreno onde será construído o novo local tem 150 mil metros quadrado e foi desapropriado pelo governo do estado, que desembolsou R$ 23 milhões. Além do laboratório, que será um dos mais avançados do planeta, o local vai abrigar uma subestação de alta tensão, estacionamentos e melhorias no sistema viário. O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron foi instalado em Campinas entre os anos de 1987 e 1997 e a previsão de conclusão do Projeto Sirius é de seis anos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

região sul de Campinas concentra maior número de pessoas em vulnerabilidade

População considera Campinas agradável, mas reconhece desigualdade social, aponta pesquisa

Piscina cai de carreta e interdita faixa do Anel Viário em Campinas

Campinas inicia Refis 2025 na sexta-feira com até 70% de desconto em juros e multas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.