CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Vinhedo prepara campanha de prevenção à Hepatite C com testes gratuitos e rápidos

A Secretaria de Saúde de Vinhedo promove, de 25 a 28 de março, a semana de prevenção contra Hepatite C. O objetivo é diagnosticar precocemente casos de hepatite, oferecer à

A Secretaria de Saúde de Vinhedo promove, de 25 a 28 de março,  a semana de prevenção contra Hepatite C. O objetivo é diagnosticar precocemente casos de hepatite, oferecer à população informações sobre a doença e encaminhar pacientes para tratamento correto e eficaz gratuitamente na Rede Municipal de Saúde. Durante a semana será oferecido nas unidades de saúde, em horários distintos, o teste gratuito, feito de forma simples e rápida. Com apenas a coleta de uma gota de sangue retirada do dedo é possível obter o resultado em aproximadamente 15 minutos.

De acordo com a Secretaria de Saúde, as pessoas com resultado do teste positivo serão encaminhadas para tratamento na Unidade Básica de Saúde do Bairro Casa Verde, onde funciona o CTA – Centro de Testes e Aconselhamento (que desenvolve o programa DST/Aids da Prefeitura)

“Esta semana de campanha será muito importante para orientarmos a população sobre os sintomas da doença, que muitas vezes são silenciosos, além de divulgar a rede de serviços disponíveis em Vinhedo. O diagnóstico precoce de Hepatite C amplia a eficácia do tratamento”, explicou a secretária de saúde, Nadia Capovilla.

A Doença – segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a Hepatite C é uma infecção viral do organismo na qual a necrose e a inflamação das células hepáticas produzem alterações clínicas, bioquímicas e celulares.

O portador da Hepatite C pode apresentar sintomas ou não. Os sintomas mais comuns são: mal-estar, emagrecimento, fadiga excessiva, náuseas, vômitos, desconforto na região abdominal direita e aversão a alguns alimentos. A icterícia, ou seja, uma coloração amarelada da pele e mucosas pode ocorrer na infecção aguda da doença. O quadro crônico pode evoluir para cirrose ou câncer de fígado, principalmente quando está associado ao alcoolismo. Pode ser transmitida através do contato sexual com portadores da doença, do compartilhamento de agulhas contaminadas por usuários de drogas, através de agulhas utilizadas em acupuntura, tatuagens, piercings, alicates de unha, aparelhos de barbear ou outros objetos contaminados.

Compartilhe

Conteúdos